quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vergonha nos aeroportos Americanos


A polêmica continua contra a vergonhosa ação nos aeroportos americanos de prevenção contra o terrorismo. Com essa nova medida todos os aeroportos nacionais e internacionais adotaram um sistema de scaneamento de corpo inteiro. Com esse sistema os agentes conseguem ver toda a silueta do passageiro(a) sendo escaneado(a). Para quem não deseja passar pelo scanner pode optar pela vistoria completa. Nessa vistoria eles passam a mão ao redor de todo seu corpo e qualquer protuberância que não seja normal para um corpo é questionada e solicitado para ser revelado ao agente.
Segundo o jornal MSNBC uma funcionaria da Airways, Cathy Bossi, que sofreu retirada do seio devido a um câncer de mama, falou que foi apalpada nos seios ao passar pela vistoria -- por se negar a passar pelo scanner com medo de radiação. Quando a agente tocou o peito de prótese lhe perguntou “O que e’ isso?”. Bossi explicou para a Agente que era uma prótese porque ela tinha feito cirurgia de câncer. A Agente então falou: “Bem você vai ter que me mostrar isso. Bossi falou que ela tirou a prótese do sutiã e se sentiu muito humilhada. Falou que foi uma experiencia horrível e que não acreditava que alguém tinha feito isso com ela. “Eu só estava tentando ir ao trabalho”, ela disse.
Outra mulher, Marlene McCarthy da ilha Rhode, que também usava seios postiços, falou que passou pelo scanner e logo foi solicitada para passar para a ala da vistoria completa. A Agente então começou a apalpar o seio direito com as costas das mãos. Ela então disse que estava usando seios posticos devido a cirurgia de câncer. A Agente então começou a mexer o peito postiço de um lado para o outro, pra cima e pra baixo, e então disse: Okay, pode ir. Mc Carthy disse que se sentiu muito humilhada. Ela falou que na próxima vez irá tirar a prótese e colocar na bacia que eles fornecem para colocar objetos pessoais para serem scaneados. “Eu prefiro que eles passem vergonha, não eu”.
Uma professora de escola pública elementar de Nova York falou para o New York Times: “Eu nao esperava que a Agente da TSA tocasse minha vagina pela minha calcinha”.
Varios processos estão sendo feitos contra TSA, a agencia responsável pelo novo sistema de segurança.
O presidente Americano Barack Obama disse em uma conferencia de imprensa em Lisboa em Portugal, que reconhece a frustração de alguns viajantes com a vistoria completa e scaneamento de corpo inteiro nos aeroportos, mais que essas medidas avançadas de segurança são necessárias para manter a América segura.
Ele também falou que a Agência de segurança dos transportes tem estado sob extrema pressão para encontrar melhores formas para descobrir explosivos o outros itens perigosos desde o atentado no natal de 2009 quando um passageiro ligado ao grupo extremista Al-Qaeda tentou passar com explosivos plásticos escondidos dentro da roupa íntima. Esse atentado ficou conhecido como “2009 Christmas Day bombing” e aconteceu em Detroit, U.S.A.

Por: João Bosco
Direto dos Estados Unidos em Seattle.

0 comentários:

Postar um comentário